segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Centro Democrático e Republicano Cândido dos Reis

Em S. Mamede existiu um centro replicano que muito contribuiu para a difusão das ideias republicanas.
No concelho de Matosinhos existiram, pelo menos, mais dois centros republicanos: um na cidade de Matosinhos sob a titularidaee de Pinheiro Chagas e outro na freguesia de Lavra sob a titularidade de Guerra Junqueiro.
Este centro republicano chamava-se centro Republicano e democrático Cândido dos Reis em honra deste herói da República que tinha esse nome.

Almirante Cândido dos Reis

O nome de Centro Republicano deu origem ao nome da Rua do Centro porque este centro republicano se sedeava nesta rua numa casa já desaparecida e que ocupa a parte central do esquisso apresentado (é o edifício com uma porta de rua e duas janelas na parte superior), da autoria do Sr Engº Monteiro dos Santos, feito a aprtir de testemunhas presenciais.

Centro Democrático e Republicano Cândido dos REeis, visto desde a rua

O nome do almirante Cândido dos Reis também originou o nome da rua Almirante Reis por detrás da igreja matriz. De lembrar qu este almirante era também conhecido apenas por almirante Reis, tendo S. Mamede dado precisamemte este nome à rua de que se fala.

No interior do edifício existia uma amplo salão onde se juntavan os republicanos e adeptos do republicanismo para as suas activbidades. No fundo da sala sobre a parede, estendia-se uma longa bandeira verde e rubra da República segundo o testemunho daqueles que presenciaram essa decoração da sala, de que se junta também um esquisso da autoria do mesmo Sr Engº Monteiro dos Santos.


Interior do Centro Democrático e Republicano, de S. Mamede de Infesta

Também não se pode esquecer que existia a tradição de comemorar a República neste centro deitando foguetes, fazendo palestras e todo um arraial de festa, de que algumas pessoas mais antigas ainda se lembram
O aspecto actual do local onde se encontrava este Centro Republicano é este. Ao fundo, vê-se a casa do estilo Arte Nova, ontemporãneo do Centro e que ainda se conserva.



Por fim, um pequeno filme actual sobre a rua e o local onde se encontrava o Centro republicano

2 comentários:

  1. post bastante interessante, visto ter crescido na Rua do Centro e ainda mais interessante é saber que a casa que deu nome à rua ficava situada mesmo ao lado da casa onde os meus avós moram há mais de 50 anos, onde o meu pai e tio nasceram e a casa que vê as gerações seguintes a crescer. :) por acaso não tem fotos ou desenhos de s.mamede antigamente?

    Obrigada, Tânia Lourenço

    PS: o senhor da foto da rua actualmente é o meu pai, no cantinho inferior direito

    ResponderEliminar
  2. li em algures que a Rua do Centro, não se deve ao facto de ter ali funcionado o Centro Republicano, mas sim de ser a rua mais central em mais recuados.
    Não sei se assim é. Apenas levanto a dúvida.

    ResponderEliminar